10 coisas que você precisa fazer antes de se mudar

Você já encontrou a casa ou escritório perfeito e já resolveu todos os trâmites da compra, agora só precisa focar em uma etapa: a mudança. 

Toda a mudança requer um minucioso planejamento. Desde a decisão do que será levado, por qual transportadora e até onde será tudo colocado para melhor aproveitamento e conforto na nova casa.

Nós, como especialistas no assunto, listamos algumas dicas importantíssimas para te guiar nessa programação:

1 - Examine o novo imóvel

Antes de qualquer coisa, faça um reconhecimento de sua nova casa. Tire as medidas exatas, encontre toda e qualquer imperfeição ou mudança que quer fazer antes de começar levar suas coisas pra lá. Aproveite esse momento para as reformas e pinturas e liste o que você vai levar da casa antiga e o que precisará comprar novo.

Contratar uma empresa ou arquiteto que ofereça o serviço de decoração ou otimização de espaços vai te economizar muito tempo e permitir melhor aproveitamento das áreas.

2 - Contrate uma transportadora

Há inúmeras transportadoras para os mais diversos tipos de mudança no mercado. O ideal é encontrar uma que atenda todas as suas necessidades e tenha credibilidade. Você pode encontrar algumas que oferecem, além do transporte, embalagem apropriada para seus pertences. 

Se a mudança for comercial, encontrar uma empresa de transporte com know-how em layout de espaços empresariais pode ser um grande ponto para agilizar todo o processo.

3 - Limpeza geral

Deixar o imóvel limpo é essencial para diminuir o trabalho após a mudança. Contrate uma boa empresa de limpeza e deixe a casa impecável. Uma outra dica para este momento é fazer dedetização geral, evitando problemas com pragas que podem surgir em um imóvel parado.

4 - Separe o que não for levar

Pegue tudo o que não for levar e separe para doação. Muitas das coisas que não precisamos mais podem ser extremamente úteis para os outros e não precisam virar lixo. 

Se livrar delas primeiro permite com que você tenha uma perspectiva melhor de todos os pertences que participarão da mudança 

5 - Atenção nas compras

Planeje suas compras para que os produtos perecíveis não sobrem e estraguem durante o processo de mudança. O ideal é comprar tudo na exata quantidade que for usar durante seus últimos dias no imóvel. 

Você pode aproveitar para fazer compra de produtos que irá utilizar no novo imóvel desde que tenha onde guardá-los em segurança.

6 - Comece a empacotar

Se por acaso a empresa que você contratou para a mudança não oferece este serviço, você terá que fazer por conta. Esta é a etapa principal na mudança, pois vai garantir a integridade de todos os seus pertences. A dica é começar pelos menores e quebradiços, prestando bastante atenção no tipo de embalagem que usará para evitar riscos e perdas e então partir para móveis e eletrodomésticos maiores.

7 - Dê atenção aos móveis maiores

Camas, armários, racks de tv, mesas e arquivos são alguns exemplos de peças grandes que complicam todo o transporte. Se atente se elas podem ser desmontadas. Muitas vezes isso reduz o custo do transporte e agiliza o processo da mudança. Se for desmontar, não se esqueça de embalar todas as peças, desde as menores até as maiores e colocá-las juntas para evitar perdas e maiores dificuldades ao remontar.

8 - Comunique sobre a mudança

Se for um imóvel comercial, notifique todos os seus colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros em geral. Se a mudança for para sua moradia, avise seus amigos e familiares. Informar seus vizinhos também pode ser uma ótima medida de prevenção para caso apareça alguém no endereço antigo. 

9 - Altere o endereço de seus serviços

Informe seus provedores de água, luz e internet que fará a mudança de endereço para que a conta seja alterada e você não precise lidar com maiores dores de cabeça logo na primeira semana no novo imóvel. Alguns serviços precisarão ser cancelados e fazer isso com antecedência pode te poupar de contas indesejadas após a mudança.

10 - Conte com a Iugas!

Se você quer ainda mais facilidade em todos esses processos, conte com a Iugas Mudanças! Além de todo o transporte dos pertences entre os endereços, contamos com alta experiência em içamentos, guarda móveis, guarda documentos, mudanças internacionais e repaginação do layout da sua empresa. 

Nos preocupamos com cada detalhe para que sua experiência seja o mais tranquilo possível